Situação expõe importância do apoio contábil para contribuintes e clínicas médicas
Das mais de 45,4 milhões de declarações de IR recebidas pela Receita Federal até 22 de setembro, 1.474.527 caíram na malha fina do Imposto de Renda 2024, totalizando 3,2% dos declarantes. Desse montante, 51,6% tiveram a DIRPF retida devido a divergências na dedução de despesas médicas, afetando um total de 760.855 contribuintes.
Além disso, 1.047.503 declarações retidas teriam direito à restituição do Imposto, totalizando 71% das DIRPF que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2024. Outras 394.679 (27%) teriam imposto a pagar e 32.345 (2%) possuíam saldo zero.
Malha fina do Imposto de Renda 2024
- 51,6% - Dedução de despesas médicas
- 27,8% - Omissão de rendimentos
- 9,4% - Diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF)
- 5,8% - Outras deduções com inconsistências
- 2,7% - Deduções de doações feitas no ano de entrega da declaração
- 1,6% - Divergência em Rendimentos Recebidos Acumuladamente
- 1,1% - Diferenças no Imposto de Renda pago durante 2023
Despesas médicas na Malha fina do Imposto de Renda 2024
A quantidade de declarações retidas na malha fina devido a deduções de despesas médicas acende um alerta: a importância de apoio contábil para a pessoa física – declarando apenas despesas dedutíveis – e para clínicas médicas e profissionais da saúde – garantindo um controle fiscal adequado e o cumprimento das obrigações acessórias, com a menor carga tributária possível.
Sem orientação de um contador parceiro, tanto a pessoa física quanto as empresas do ramo da saúde podem sofrer com multas e penalidades devido a inconformidades fiscais. A Receita Federal tem o prazo de 5 anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, para exigir comprovações adicionais e emitir multas.
O Fisco, por sua vez, vem redobrando a atenção sobre a emissão de notas fiscais por consultórios médicos e profissionais liberais. A partir de 2025, será obrigatório o uso do Receita Saúde, plataforma da Receita Federal para emissão de recibos de pagamentos de médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos.
A assessoria contábil, entre diversos outros benefícios, é essencial para garantir a menor carga tributária possível para pessoas físicas e jurídicas, proporcionando maior controle e embasamento para a gestão das suas finanças.
Fonte: https://www.gbrasilcontabilidade.com.br/noticia/despesas-medicas-sao-a-principal-causa-de-malha-fina-no-imposto-de-renda-2024
Comentários
Postar um comentário