Pular para o conteúdo principal

Tire Suas Dúvidas EMPREGADOR WEB PERGUNTAS E RESPOSTAS


1 – Não estou conseguindo consultar os arquivos importados com o certificado do contador/escritório. O que fazer?
R.: O sistema do Empregador Web não está preparado para consulta por procuração. É necessário fazer a consulta com o certificado digital da empresa. Provavelmente será feito um ajuste no sistema para permitir a consulta por procuração.
2 – Por que a importação via arquivo não aparece de forma imediata na consulta?
R.: Após a importação do arquivo, ele precisa ser validado, diferente de quando é preenchido de forma manual, em que os dados já vão direto para processamento. A demora para aparecer ocorre por conta dessa validação do arquivo.
3 – Como posso ter certeza de que as informações do arquivo foram enviadas?
R.: Após fazer a importação irá aparecer a seguinte mensagem: “A importação do arquivo foi realizada com sucesso. Total de requerimentos importados: X”.
Acesse a opção “Arquivos Importados” e confirme que foi importado. Como explicado na resposta 2, o processamento do arquivo pode demorar um pouco.
4 – É gerado algum protocolo de envio?
R.: Não é gerado nenhum protocolo, apenas a mensagem de cadastramento ou importação com sucesso.
5 – Qual o prazo de processamento?
R.: Não foi informado o tempo que demora para processamento, até porque nesse momento são muitos arquivos sendo enviados. Mas, para essa primeira remessa de pagamentos, que serão pagos dia 5, os arquivos devem ser enviados até o dia 20.
6 – Qual a data a ser preenchida no campo “Data do Acordo”?
R.: A data de início efetiva da suspensão/redução. Como é possível fazer acordo com mais de 2 dias de antecedência não seria possível para o Governo ter essa informação. Provavelmente essa orientação será publicada em Portaria.
7 – É possível alterar arquivo já enviado?
R.: Sim. A chave do arquivo é CNPJ + CPF do empregado + Data de admissão. A informação do último arquivo irá sobrepor os dados enviados enquanto o anterior não tiver sido processado. Depois de processado ou se estiver faltando 10 dias para o pagamento, somente será considerado para o próximo mês.
8 – O arquivo já foi recebido e deu “Rejeitado”. E agora?
R: Alguns arquivos importados até 13/04 estão retornando como “Rejeitados”, mas a DataPrev já está analisando essa situação, que deve ter ocorrido por conta da mudança de leiaute 1.0 para 2.0.
9 – Como o empregado saberá os valores e dia de pagamento?
R.: O empregado poderá acompanhar esse processamento pela CTPS Digital. O app ainda será atualizado.
10 – Como faz a exclusão do requerimento?
R.: Ainda não é possível. É necessário aguardar um posicionamento da DataPrev.
11 – Devo enviar estagiários e aposentados?
R.: Os estagiários e aposentados não tem direito ao benefício, portanto, a informação será descartada.
12 – Quais são as etapas de processamento do benefício?
R.: Etapas: Validação > Recebimento > Processamento > Notificação > Liberação pagamento > Crédito em conta
13 – Devo informar salário ou remuneração nos campos de salário?
R.: Deve informar a remuneração (salários + horas extras + adicional noturno e etc), pois é a mesma base de cálculo do seguro-desemprego. O Governo, porém, irá considerar a base do CNIS e fará a média dos últimos 3 meses. Os valores informados pela empresa serão usados como contraprova em caso de recurso.
14 – Como informar os admitidos em Março e Abril?
R.: Deve ser informado apenas o último salário. Os outros dois campos de salário não são obrigatórios. Se foi admitido em março será considerado o salário mínimo, já que não há valor na base do CNIS. Admitidos após 01/04/2020 não tem direito ao Benefício em abril. Será especificado em Portaria.
15 – Quais são os batimentos/validações feitos pelo Governo para saber se haverá o pagamento do benefício ou não?
R.: Todas as validações são feitas em relação a base de dados do CNIS. Inclusive os valores dos últimos 3 salários serão utilizados também da Base CNIS (eSocial ou Sefip).
16 – O CNO deve ser preenchido para os casos de obra parcial e obra subempreitada?
R.: Não precisa preencher, será desconsiderado. Apenas em caso específico de obra própria.
17 – Porque limitaram a suspensão em no mínimo 15 dias?
R.: Por uma restrição operacional da Secretaria do Trabalho, para evitar períodos muito picados.
18 – Como empregador doméstico faz o requerimento do Benefício?
R.: Os Domésticos não utilizam o empregador web e sim o https://servicos.mte.gov.br. Da mesma forma os empregadores pessoas físicas.
19 – Como será feito o pagamento para empregados sem ter informado conta bancária ou informou errado?
R.: Nesses casos o valor será direcionado para uma conta digital, conforme segue:
Conta na CAIXA: quem indicou conta da CAIXA e quem for trabalhador intermitente
Conta no Banco do Brasil: quem não indicou conta ou indicou outro banco (BB fará TED)
Caso a CAIXA não consiga abrir a conta, será encaminhado ao cartão cidadão.
Essas contas digitais aceitam livre movimentação.
20 – Posso informar conta salário?
R.: Conta salário não será considerada para pagamento. Caso seja informada, será aberta uma conta digital.
21 – Por que não consigo informar a conta da Nubank?
R.: A Nubank não está na lista de bancos da Febraban, por isso não é possível informar.

22 – Posso informar a conta de terceiros?R.: Não, apenas contas vinculadas ao CPF do trabalhador.

Fonte: https://www.tributa.net/beneficio-emergencial-empregador-web-perguntas-e-respostas 

Siga Nosso Blog no Instagram: https://www.instagram.com/blogliderw


Líderw Softwares Contábeis com o controle e simplicidade que Você precisa. Confira em www.liderw.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CNPJ terá letras e números, saiba quando e o motivo

Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido A Receita Federal vai lançar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) Alfanumérico a partir de julho de 2026. A novidade é justificada pelo crescimento contínuo do número de empresas e do iminente esgotamento dos números. “Essa solução tem como objetivo facilitar a identificação de todas as empresas e aprimorar o ambiente de negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, diz a Receita. Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido. Assim como na versão atual, o novo formato de identificação das empresas terá 14 posições. A diferença será que as oito primeiras representarão a raiz do cadastro, sendo composta por letras e números. As quatro seguintes indicarão a ordem do estabelecimento, também em formato alfanu...

Erro no fechamento do eSocial/integração com a DCTFWeb – PIS sobre folha de salários

Foi Identificado um erro na recepção do PIS sobre a folha de salários, especificamente na folha anual (13º salário), o qual impede o encerramento do eSocial por uma falha na integração com a DCTFWeb. O problema impacta todos os contribuintes que mantém a tributação do PIS sobre a folha de salários. A Receita Federal está trabalhando para ajustar os sistemas, e a previsão de publicação da correção em produção é 09/12/2024. Os contribuintes impactados devem aguardar os ajustes para efetuar o fechamento do eSocial relativo à folha de pagamento do 13º salário. Fonte: https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/erro-no-fechamento-do-esocial-integracao-com-a-dctfweb-2013-pis-sobre-folha-de-salarios

Mudança na data de vencimento do DAE

A partir da competência março/2024, o recolhimento dos tributos e FGTS por meio do DAE passa a ter vencimento até o dia 20 do mês subsequente. A competência março/2024 terá o vencimento em 19/04/2024, pois dia 20 é sábado. Além disso, a partir de abril/2024, a abertura da folha da competência seguinte, para envio de eventos de remuneração, passará a ser no dia 21 do mês. Fonte:  eSocial Siga Nosso Blog no Instagram: https://www.instagram.com/blogliderw Líderw Softwares Contábeis com o controle e simplicidade que Você precisa. Confira em www.liderw.com

Imposto de Renda sobre doação com adiantamento de herança é inconstitucional, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que não incide Imposto de Renda (IR) na transferência de bens doados comoadiantamentos de herança. O julgamento vetou a cobrança do IR sobre a diferença entre o valor do bem declarado no Imposto de Renda do doador e o valor atribuído ao patrimônio para cálculo do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), tributo estadual sobre heranças e doações.   Nos processos de doação ou adiantamento de herança – como a transferência de imóveis ou propriedades – o Fisco Estadual avalia o valor de mercado desse patrimônio para calcular o ITCMD, cuja alíquota pode variar entre 2% e 8%, dependendo do Estado.   Essa avaliação frequentemente resulta em um montante superior ao informado na declaração de IR do doador. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o valor registrado no IR corresponde ao preço de aquisição do bem, ou seja, a quantia paga na compra da propriedade.   Por meio do julgamento do Recurso Extraordinário nº 1.439....

Liberado o envio de eventos de folha para o eSocial

Foi publicada ontem (14) a  Portaria nº 914, de 13/01/2020 , da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que divulga a tabela de faixas para atribuição de alíquotas previdenciárias, bem como limite de salários de contribuição ao INSS, além de reajustar os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e os demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS. A cota de  salário-família  passou a ter o valor de  R$48,62 , sendo paga aos segurados com remuneração mensal não superior a  R$1.425,56 . A publicação da Portaria era aguardada para que fosse  desbloqueado o envio dos eventos periódicos  de janeiro/2020 (folhas de pagamento) ao eSocial, uma vez que os cálculos realizados pelo sistema se baseiam nesses valores. Com isso, os empregadores já podem enviar os eventos de remuneração ao eSocial referentes à competência janeiro/2020. Por força da reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº ...